Jogos 3D para Linux, tem gente que diz que não tem

Mas estão enganados, a verdade é que títulos badalados realmente são poucos, isso por conta da falta de interesse dos produtores, ai alguns apelam para o uso do Wine para rodar esses jogos, contudo o blog Online Games (vide nota no final do artigo) listou 10 grandes jogos em 3D nativos para Linux, ou seja, não precisam de um tradutor para rodar sobre esta plataforma, sem contar que são títulos muito interessantes.

Já disse aqui algumas vezes, não sou um jogador, prefiro títulos antigos e jogos estilo Diablo, também prefiro jogar em um console, inclusive a proposta do Nintendo Wii está me atraindo muito, pena que o preço é extremamente salgado (conforme cotação no JáCotei vai de R$1300,00 a R$2000,00) em comparação com os praticados lá fora, contudo alguns títulos aqui listados me chamaram a atenção, vejam abaixo que jogos bem legais:

America’s Army

America Army’s

Este é bastante conhecido, já está por ai a muito tempo, já foi alvo de polêmicas por seu uso pelo Exercito Americano para recrutar os jovens, mas tem fãs ainda hoje, mesmo com seu desenvolvimento para Linux sendo paralisado.

Tremulous

Tremulous

Um FPS que tem chamado muita atenção, é um multiplayer que exige poucos recursos da maquina e dizem que pode ser jogado inclusive numa conexão discada devido ao reduzido tamanho dos arquivos. Também conta com uma comunidade em língua portuguesa para suporte e discussões sobre o jogo.


Tux Racer

Tux Racer

Este já é muito conhecido e adorado pelas crianças, o Tux chama a atenção de todos, mas neste jogo é muito legal vê-lo deslizando no gelo, para quem tem filhos eu indico, mesmo que eles não joguem, só de ver ficam fascinados. A única pena é que seu ultimo release tenha sido em 2001.

Nexuiz

Nexuiz

Outro FPS, mas esse pode ser vantajoso para alguns, pois além do multiplayer de até 64 jogadores poderá criar bots e assim jogar sozinho, seja para treinar ou apenas para se distrair um pouco.

Alien Arena 2007

Alien Arena 2007

Mais um FPS, também conta com sistema de bots, sem deixar de lado o multiplay, destaque-se também o uso de outros softwares que adicionam funcionalidades, como um chat direto dentro do jogo em um canal do IRC, outro destaque é que além de rodar em Linux e Windows também conta com suporte para FreeBSD.

TrueCombat: Elite

TrueCombat: Elite

Este é uma modificação do Wolfenstein: Enemy Territory, além de multiplataforma promete diminuir lags e outros problemas apresentados em outros mods desta mesma serie de jogos.

TORCS – The Open Racing Car Simulator

Torcs

Como o nome mesmo diz, é um simulador de carros de corrida. Conta com mais de 50 carros tanto para você escolher como para competir contra, isso em 20 pistas diferentes. Pode ser jogador por até 4 jogadores simultâneos.

Frets On Fire

Frets on Fire

Tocar guitarra usando o teclado? É esta a proposta deste jogo, já fico imaginando os pais pensando em levar seu filho a um psiquiatra depois de vê-lo com o teclado não e chacoalhando a cabeça, let’s rock!

Scorched 3D

Scorched 3D

Lembra daqueles jogos onde você era um artilheiro e tinha de destruir a artilharia do inimigo? Então, este é um jogo similar, mas em 3D e com graficos muito legais, lembro de ter um joguinho desse tipo em DOS num micro do trabalho, esse e um outro Sky, sempre jogava escondido do chefe :-)

ManiaDrive

ManiaDrive

Este é um jogo de corridas acrobáticas com carros, parece até uma daquelas pistas que são usadas por aqueles carrinhos da Mattel, não faz meu estilo, mas tem muita gente que gosta.

Lembrando que para rodar esses jogos é necessário uma placa de video com suporte 3D razoável, se tem uma SiS (como eu) ou uma Via onboard pode esquecer, vai ficar jogando Campo Minado ou Paciência.

É isso, acessem os sites, conheçam melhor os jogos e não deixem de ver o artigo que deu origem a esta postagem, alguns comentários lá são interessantes, se tem sua sugestão deixe aqui nos comentários.

Nos comentários abaixo existem algumas boas dicas, inclusive de forks do Tux Racer, este jogo o pessoal gosta mesmo :-) . Mas estou fazendo um adendo aqui, o autor do blog que deu origem a esta postagem fez uma sugestão de leitura aqui nos comentários, então fica ai mais uma dica:

People asked for it…
Top 25 Linux 3D Games
Enjoy.

De 10, agora são 25 jogos para o pessoal se divertir.

Gostou? Indique aos amigos ou adicione aos agregadores:

Indicar artigo a um amigo Adicionar ao Rec6 Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs Adicionar ao Google Adicionar ao Digg Adicionar ao Linkk Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Dihitt Adicionar ao Ueba Adicionar ao Digago Adicionar ao Linkto Adicionar ao WebSapiens Adicionar ao Technorati

15 Comentários para “Jogos 3D para Linux, tem gente que diz que não tem”

  1. Jogo True Combat: Elite no Windows e tem uma galera que joga comigo usando Linux. O jogo é muito bom mesmo, não deve nada pra nenhum jogo pago.

    Abraço!

  2. Só para informar:

    Tux Racer foi “forkado” e foi desenvolvido como Planet Penguin Racer. Se não me engano o desenvolvimento do PPRacer também está parado, mas mesmo assim ele está bem acima do TuxRacer.

  3. Cara, os que eu gosto aqui são o Warsow, Wold of Padman, Enemy Territory e ‘Cube 2: Sauerbraten’.
    E tem também os games comerciais para Linux, do qual eu destaco Shogo, que também tenho instalado, e gosto muito.

    Ah, e o tuxracer foi novamente “forkado”, dando origem ao Extreme Tux Racer.

    De corrida há o racer (http://www.racer.nl/), que não é software livre, embora tenha seu código disponível (para windows), e o Vdrift, que tem belos cenários, mas eu tenha achado sua jogabilidade um pouco ruim.

    Enfim… Hoje eu considero o Linux minha plataforma de jogos. Não tenho e nem preciso do Windows pra nada ;-)

  4. Fiquei curioso com o jogo de guitarra, queria ter maquina para testar os jogos, quem sabe esse ano que vem. Mas este de guitarra já me vi chacoalhando a cabeça ao som de Paranoid. (essa eu seu tocar ainda hahaha)

  5. Oh yeah, baby!

    Frets on Fire ruleia!

    Os controles são um pouco mais chatos que o Guitar Hero (você não só tem que apertar o ‘fret’ quanto usar a palheta ao mesmo tempo), mas não é nada demais.

    Ponto baixo do jogo: só vem três músicas, e uma delas é tão interessante de tocar quanto um baixo em uma banda de Funeral Doom.

    Ponto bom: pode criar suas próprias músicas e importar as músicas do Guitar Hero, se você tiver o DVD do jogo.

  6. Chino Ventura em 13 dezembro , 2007 as 17:46

    Legal isso mestre… mas seria até bom ressaltar que em alguns casos, como o que nexuiz, tremulous… eles estão inclusos nos repositórios oficiais do Debian…valeu ae!

  7. Chino, esqueceu que não uso Debian, então não sei dessas coisas, você poderia se logar e editar (coisa que o Satoshi tbm pode fazer) colocando essas informações ou então colocar uma replica no blog de vcs.

    Falando em distros………… KD meu Salck12 ????? hahahaa

  8. [...] Mas estão enganados, a verdade é que títulos badalados realmente são poucos, isso por conta da falta de interesse dos produtores, ai alguns apelam para o uso do Wine para rodar esses jogos, contudo o blog Online Games listou 10 grandes jogos em 3D nativos para Linux, ou seja, não precisam de um tradutor para rodar sobre esta plataforma, sem contar que são títulos muito interessantes. Leia mais no Max Info [...]

  9. People asked for it…
    Top 25 Linux 3D Games
    Enjoy.

  10. Thanks, add to post

    []’s

  11. [...] sei se conseguiria me tornar um novo Eric Clapton ou Jimi Hendrix, mas pelo menos, como citei no caso do Frets on Fire (jogo em 3D disponível para Linux onde usamos o teclado para &#…, pelo menos vou poder tocar [...]

  12. eu quero saber porque precisa de java eu vou reclamar

  13. eu vou prossessa

  14. deveria der mais jgfos para linux pq no linux roda bem melhur 100%

  15. adorei esse site so ñ sei se vi dar pra instalar !!!!!!!!!!!!!!!!!