Como instalar programas no Linux: Debian, Ubuntu, Kurumin e derivados
Como praticamente tudo no Linux existe um modo fácil ou um modo difícil de se fazer as coisas, esta dica é voltada para o modo fácil da coisa, ou seja, como instalar de forma simples programas em sistemas operacionais baseados no Linux, mais precisamente no Debian, Ubuntu, Kurumin, Big Linux e outros derivados destes que usem o APT e seu frontend, o Synaptic.
O conceito de fácil e difícil é relativo, mesmo usando o gerenciador de pacotes, o APT, via modo texto muitos acham difícil, outros a forma mais fácil, então vamos abordar as duas, então você que irá decidir qual é mais fácil para você.
O APT:
APT (Advanced Packaging Tool) é um gerenciador de pacotes para o Sistema Operacional Linux. Foi criado para ser utilizado com a distribuição Debian, porém outras distribuições, derivadas desta ou não, também se utilizam desta ótima ferramenta de administração do sistema.
Basicamente ele é utilizado via linha de comando (ou modo texto), onde, com alguns comandos simples você ordena ao programa um serie de tarefas, por exemplo:
#apt-get update = Acessa o repositório da distribuição e renova a lista de pacotes disponíveis para instalação.
#apt-get upgrade nome-do-programa = Verifica se há atualizações do programa indicada, baixa e atualiza o mesmo.
#apt-get install nome-do-programa = Acessa o repositório da distribuição, localiza o pacote, baixa, instala e cria os atalhos do menu
#apt-get remove nome-do-programa = Remove do sistema o programa indicado
#apt-get dist-upgrade = Acessa o repositório, verifica se há atualizações, mas da distribuição como um todo.
Mas não se restringe apenas a isso, o APT é muito mais, ele conta com uma serie de opções adicionais, outros comandos para ações diferenciadas, mas isso é o básico, com eles já poderá instalar, atualizar e remover programas e até mesmo atualizar sua distribuição. Para os demais comandos o man-pages do APT encontra-se instalado na grande maioria das distribuições, também existem muitos bons artigos sobre o assunto, dentre eles indico o guia do APT escrito por Carlos Morimoto, criador do Kurumin Linux e disponível no site Guia do Hardware.
O Synaptic:
O Synaptic é uma interface gráfica (frontend) amigável que trabalha em conjunto o sistema de gerenciamento de pacotes APT utilizado no Debian e outros sistemas operacionais, como o Ubuntu, Kurumin e outros baseados no primeiro. O Synaptic foi criado pelo brasileiro Alfredo Kojima para a, também brasileira, Conectiva Linux, distribuição que se fundiu ao Mandrake e formou o atual Mandriva Linux. Um detalhe interessante é que, mesmo usando o APT e o Synaptic, o Conectiva Linux usava o sistema de pacotes RPM e não o DEB que é o formato padrão do Debian e, portanto, do APT.
Para utiliza-lo é bem simples, basta clicar em um programa de uma lista com o botão direito do mouse, marcar no menu suspenso a opção desejada (instalação, remoção, atualização) e depois clicar no botão de execução de tarefas. Vejam no vídeo abaixo como trabalhar com ele:
Como viram é muito simples e pratico. Não requer buscas em sites de programas nem nada, basta clicar e mandar executar, após o download e instalação já poderá usar.
Espero ter ajudado com esta sua duvida, em breve novas dicas sobre instalação de programas e a administração geral do sistema.
Jabá Max.INFO
















Assinar por Email
Assinar via leitor de RSS





Que me lembre, o aptitude eu nunca usei,
mas o apt-get e o synaptic sim, o tempo todo!
Eu nem citei ele para não dar nó na cabeça de quem está começando, opções demais podem atrapalhar hehhe
Mas eu já usei ele, basicamente ( muito porcamente comparando) é um synaptic em modo texto. Usei ele no meu pc antigo, que para abrir o Synaptic no Ubuntu levava uma vida.
Já lí em algum lugar que ele é mais poderoso que o apt-get (não lembro a fonte agora), mas ainda não me dispus a aprender a usar…
http://www.lessaid.net/fun/apt-get-wife.png
E aí, sua Unichrome como vai? Agora que a VIA andou doando algumas linhas de código será que sai algo melhor nas próximas versões do xorg ou é tudo jogo de cena?
Até agora continua a mesma ********* de sempre!
Ontem a noite dei umas mexidas, estava tentando tirar leite de pedra, melhorar os efeitos do kwin do kde4 com este drive, mas por incrível que pareça, o vesa fica melhor que ele.
Mais uma para a coleção:
http://www.guiadohardware.net/comunidade/comunicado-equipe/894722/
http://www.oasysoscc.blogspot.com/
Vou lá abrir o túmulo do Xavante, assim já fica pronto para quando chegar a hora de mais um enterro.
Preciso falar com o Chino, parece que ele esqueceu um dica minha:
“Primeiro faça algo palpável, depois anuncie”
Senão dá margem para descredito.
O povo acha que manter uma distribuição, ainda mais compilando tudo a partir dos fontes (LFS), é peidar dormindo (coisa da minha vó, hahahaha). E a questão do empacotamento? Alguém domina a especificação do RPM ou do DEB? Quem será o responsável por cada pacote? Quem ficará de prontidão para atualizar os pacotes (se existirem) quando aparecerem falhas de segurança?
Pra vovó!
http://img149.imageshack.us/img149/2489/luftaluk9.jpg
“Quem será o responsável por cada pacote? Quem ficará de prontidão para atualizar os pacotes (se existirem) quando aparecerem falhas de segurança?”
Acho que fazer uma nova distro, ou um novo liveCD chupado de alguma distro provavelmente é por um dos seguintes dois motivos:
– Masturbar o próprio ego
ou
– Ganhar dinheiro.
Até podem existir outros motivos, mas esses dois acho que são os principais…
O Chino sempre me falou que tinha de vontade de criar sua distro, para uso dele apenas, mais para aprender mesmo. Ai juntou com outro que tbm queria algo assim.
Mas eu prefiro usar uma distribuição conhecida mesmo, quando maior melhor, justamente por conta destas questões. Até usaria uma distro derivada, desde que os pacotes da mãe servirem perfeitamente nela.
Viva o Xavante!!!! akakaka
ta dificil instalar qualquer coisa no ubuntu, mas vou tentar as formas que vi nesse site,vamos ver………
O mais simples e fácil é usar o synaptic, no modo clique-clique.
Depois, na linha de comando o apt-get intall nome do programa (como root).
Depois, baixar o pacote.deb e intalar com “dpkg -i pacote.deb” (como root)
Depois baixar um tar.gz, descompactar e compilar (ultimo caso), prefira os anteriores em primeiro lugar.
me mostrem como lidar com mandriva
Seu pedido não é genérico/abrangente demais?
Quais dúvidas específicas vc tem?
O básico para lidar com instalação de programas no Mandriva já tem:
http://linuser.com/2009/02/instalando-programas-no-mandriva-linux-o-urpmi-e-o-mcc/