Por MaxRaven • Em 6 Novembro, 2007 • Categoria: Opinião
Tags:Blogando, Mídias, Opinião
Email para o autor | Outro site/blog do autor |
De tempos em tempos temos noticias que monopolizam os sites e blogs voltados a tecnologia, uma constante, essas noticias tem algo haver com o Google, Apple, Microsoft ou Mozilla. Qualquer rumor, por menor que seja, desde uma pequena brincadeira até pura especulação, passando pelas coincidências, pode gerar uma serie de noticias que em vez de informar, acaba desinformando os usuários desses sites ou blogs.
Vamos a exemplos, tivemos por esses dias o caso do IM da Mozilla, um tal de InstantBird, vi por vários sites e blogs esta informação, antes de repassar a dica fui testar, afinal gosto muito dos produtos da Fundação Mozilla, indo ao site do InstantBird não vi qualquer referencia a fundação, só nos agradecimentos, pois os desenvolvedores fazem uso do Gecko, mas em nenhum momento eles dizem que fazem parte de algum projeto da fundação, pelo contrario, no site eles deixam claro que não tem qualquer relação, mas eu, para tirar a prova dos nove fui até o site da fundação e fiz uma pesquisa, não havia nenhuma referencia, nem mesmo uma nota dizendo que alguem havia criado um IM com a Gecko.
Ai pergunto, por que os editores desses sites e blogs não fizeram o mesmo?
É tão simples, alguns inclusive colocaram a url do site do IM, então só posso concluir que publicaram, mas não se deram ao trabalho de clicar e dar um lida rápida, nem precisava ir confirmar no site da fundação, afinal os desenvolvedores do InstantBird já deixam claro que são um projeto autônomo.
Depois tivemos o caso GoogleOS, ou melhor, o gOS, um sistema operacional baseado no Linux Ubuntu com a interface gráfica E17 e com atalhos no desktop para os principais serviços online do Google, como o Gmail, Editor de Texto, Planilhas, Apresentações e tudo mais. Este sistema ficou famoso devido ao fato dele estar sendo vendido em um computador de baixo custo numa rede de lojas nos EUA, mas novamente, basta uma ida ao site do projeto para ver bem grande que o sistema não tem nenhuma relação com a empresa Google e o “g” do nome vem de green, verde em inglês, devido ao baixo consumo de eletricidade. Todas as informações sobre o produto estão lá, basta acessar e ler.
Isso me lembrou outra noticia, a do Goobuntu, já falei dele por aqui, outra informação, que bastou um pequena pesquisa no próprio Google mostrou que a informação não passava de um fake.
Mas a participação do Google nestas noticias não param por ai, finalmente o Google anunciou seu sistema operacional para telefones e dispositivos moveis, o Android, ele é baseado no Linux, mas ai só vejo noticias que o Google lançou o Gphone, o seu concorrente ao iPhone da Apple.
Poxa pessoal, é tão difícil assim fazer uma pequena pesquisa para dar a informação correta?
Se eu, um mero leitor destes site e blogs consigo, por que então vocês não fazem? Juro que gosto muito de ler esses blogs, ajuda muito a separar o joio do trigo, mas se não posso confiar na informação passada como que fica? Não esqueçam das acusações do Estadão, internet movida a copiadores não, por favor.
Respondendo a pergunta que fiz no título, não, a culpa não é de um estagiário, afinal sabemos que só os grandes portais de noticias fazem uso deles e eles sim erram muito, então a culpa é nossa mesmo, sim, nós, editores de blogs e sites somos responsáveis pelas informações que publicamos, então temos de fazer um esforço para manter a qualidade do que publicamos e, convenhamos, 30 minutos lendo e pesquisando sobre uma determinada noticia não mata ninguém, pelo contrario, só melhora a quantidade e a qualidade da informação oferecida, sem contar o diferencial, os blogs tem de mostrar que são diferentes e melhores.
Até porque, informação verdadeira e de qualidade gera relevância, que por sua vez gera trafego, o que, por sua vez gera verdadeira rentabilidade a longo prazo, fama e tudo aquilo que todos querem, o sucesso.
Pensem nisso.
Tags: Blogando, Mídias, OpiniãoNota - Este post não é direcionado a um blog ou site especifico, mas sim a todos que publicam noticias sobre tecnologia, se fosse citar teria de relacionar, praticamente, todo meu “Favoritos” ou meus feeds.
Assinar por Email
Assinar via leitor de Feeds














Noticias de tecnologia, a culpa é do estagiário? | MaxINFO
Sobre os constantes erros em informações vinculadas em blogs de tecnologia, seja acidental ou até de forma intencional. Coisa que tem acontecido muito ultimamente.
06/11/2007 as 19:58
Um mal de qualquer imbecil poder escrever e publicar.
06/11/2007 as 20:01
Oi Diego.
Acho interessante o poder que os blogs dão as pessoas comuns, esta liberdade de poder escrever o que vem a cabeça é otimo, mas no caso de publicar noticias acho que merece uns 5 minutos de pesquisas, afinal temos de fazer a coisa certa.
Obrigado pela visita e volte sempre.
06/11/2007 as 20:16