Primeiro beta do GoblinX 2.7

Flávio “Grobsch”, criador e mantenedor da distribuição Linux GoblinX, anunciou em seu fórum que já está a disposição a primeira versão Beta do que virá a ser a nova versão do GoblinX, algumas novidades já eram esperadas, como correções diversas dos scripts do Linux-Live e o novo método de tradução das aplicações nativas da distribuição, algo que ele inclusive havia prometido por aqui recentemente.

Contudo a lista de novidades é maior e conta com algumas opções interessantes, vejamos:

Upgrades do Kernel (para o 2.6.24.3), AuFS, SquashFS e Linux-live. Upgrade de todas as bibliotecas e aplicações do Gnome. Atualização de diversas bibliotecas e pacotes. Centro mágico (Magic Center) e Gerente de Mídia (Media Manager) atualizados, adicionado o webmount, que permite o uso de módulos sem a necessidade de uma instalação “normal”.
Mudanças são salvas e restauradas por padrão e, se um dispositivo com possibilidade de escrita for encontrado, agora as mudanças (opção/cheatcode Changes do boot) poderão ser armazenadas em sistema de arquivos FAT32. Adicionado script de instalação direta do live-cd para algum meio USB. Tradução para português do Brasil adicionada, incluindo a possibilidade de criação de outros idiomas com facilidade (recurso que já havia sido prometido pelo Flávio aqui no blog). Além de outras correções, provenientes do Slackware, Linux-Live, remodelagem dos temas e interfaces gráficas e outras.

O autor pede que façam o download, testem e reportem possíveis bugs no fórum para uma rápida resolução, eu já estou baixando, quem sabe amanhã já terei algumas impressões sobre este novo Mini e assim poderei falar mais sobre esta nova versão, vamos ver.

Baixe agora:

ISO - GoblinX.Mini-2.7.beta1.iso

ZIP para dispositivos USB - GoblinX.Mini-2.7.beta1.zip

Tags: , , ,

Itens relacionados

Gostou? Adicione aos agregadores:

Adicionar ao Rec6 Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs Adicionar ao Google Adicionar ao Digg Adicionar ao Linkk Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Dihitt Adicionar ao Ueba Adicionar ao Digago Adicionar ao Linkto Adicionar ao WebSapiens Adicionar ao Technorati






MaxRaven • Em 2 Abril, 2008 • Categoria: Linux
Você pode acompanhar os comentários por feed RSS 2.0
Email para o autor | Outro site/blog do autor |

13 Comentários para “Primeiro beta do GoblinX 2.7”

  1. [...] terei algumas impressões sobre este novo Mini e assim poderei falar mais sobre esta nova … [ler mais] Visite o site: http://www.maxraven.info Tags: forum de donwloads « RECADOS EM [...]

  2. Olá.

    Tenho a versão 2.6 standard do GoblinX Standard e
    a utilizo como Live Cd. Para mim, o melhor Live Cd
    nacional (estamos no Brasil), só para não generalizar
    Uma versão anterior instalada eu tive que deletar
    no outro computador porque o hd estava apresentando
    uns problemas e foi trocado. Não instalei mais.

    A próxima versão final do GoblinX tem espaço garantido
    para instalação.

    Uma distro Nacional go-br e ( internacional) de qualidade.

    Pegando um gancho, aqui e o mantenedor da distro que
    me desculpe, gostaria que você Max_Raven desse uma
    atenção a uma outra distro Debian-based

    (Epi)demic Linux (não gosto do nome nem do logo)
    apesar que a versão 1.0 ainda está instalada.
    Espere sair a 2.1 . Creio que essa dupla GoblinX
    e Epidemic é uma boa.

    http://www.epidemiclinux.org/

    Abraços
    Roberto
    Já está tudo ok com o seu hd?

  3. Até agora recebi apenas elogios mesmo sendo uma versão beta… o que pode acelerar o lançamento da versão final… essa versão está especial para pendrives.. o download da ISO para cdrom e ZIP para pendrive estão praticamente iguais…

  4. OMG, HD novo (ou nova hahahha) em até 10 dias (com certeza segundo me informaram hj), lá, talvez eu possa dar uma olhada.

    No GdH, um user do fórum, o Versuri, já havia dado boas impressões sobre ela, contudo de todas as distribuições de base debian, a única que me adaptei foi o Kurumin, até por isso nunca fui atras, tem tbm minha limitação de banda, que me deixa só olhando muitas vezes.

  5. So pra deixar um gostinho na boca… e fazer vc cobrar da telefonica… estou postando do GoblinX Mini 2.7, rodando KDE4.. hehe.. Bastou baixar os pacotes, preparar os modulos, incluir gcc e atualizar cxxlibs…

  6. Tinha lido “sua provocação” lá no Br-Linux, afinal me avisar que está rodando o kde4 depois deu falar dele é provocação :D

    Já vi que minha maquina vai ficar ligada novamente a noite toda, pelo menos tenho já 38mb baixados.

  7. Foi um rápido teste para ver se tinha compatibilidade… legal pra brincar e ver como vão ficar as coisas… mas funciona já… realmente com internet discada você fica prejudicado.. hehe

  8. Recomecei era pouco mais de meia noite, são 08:57, até agora 98,3MB baixados.

    Mas pelo que vc tem falado, logo teremos um RC :D

    Quanto ao KDE4, o que me interessa mesmo são as novas aplicações dele e não o gerenciador de janelas, sei que ainda não saiu o koffice e amarok 2, mas pelo que vi, kget, okular, kmail e até o konqueror novos já fazem valer a pena. Acho o konqueror um baita navegador, pena que abode (seguindo os passos da macromedia) dá uns furos com o plugin do flash nele, senão seria padrão aqui.

  9. Na verdade o processo que sigo é agora lançar um rc01 para a versão Micro, que tem 100MB… depois sim os rcs para as versões Mini e Standard… na lista a fazer tem algumas pendências… podem sair mais acelerado os rcs se o Slacware der uma parada por agora e assim eu atualizar menos pacotes… mas já tem Abiword novo, Pidgin novo… sempre novidades aos montes… hehe

  10. Acabei o down, e o que mais temia ocorreu, md5sun está ok, mas não deu boot com o cd do 2.6, como acabaram as midias, só amanha para testar.

  11. É precisa de outro cdrom porque o 2.7 tem um novo Kernel, novo Linuxlive, novos AuFS e SquashFS..

  12. Então, eu desconfiava, mas tinha de testar, comprei as midias, mas estou esperando chegar o pc novo, talvez ele fique como distro default nele por enquanto (vem com o insigne, e sabe como é, essas distros do pc conectado, sem comentários, se pelo menos fosse o mandriva dos positivos), só quero saber qual é o modem que vem nele, não achei em local algum.

  13. Legal o logo.. valeu… Nunca testei Insigne, não deve ser grandes coisas mesmo…

    K=°]

Deixe seu comentário.