Programas livres e gratuitos para seu Windows (parte 2)

Continuando meu artigo anterior onde uma leva de aplicações já foram apresentadas, seguimos. Desta vez temos mais alguns utilitários, como compactador de arquivos, editor de HTML, alguns jogos em 3D e também uma aplicação que não conhecia, mas um comentário do amigo Beco me levou a conhecer e a editar este segunda parte para fazer constar, até porque eu iria indicar o Putty, mas com ele, pelo que entendi, não vou precisar mais dele, contudo falo disso lá no final.

Vale lembrar que as indicações podem não ser as mais indicadas para o seu uso, contudo podem ser uma opção a ser experimentada caso ainda não conheçam. Também são opções livres de qualquer pagamento, então só irá gastar mesmo com o download, não vai machucar nada baixar, instalar e usar por uns instantes, assim, além de conhecer a aplicação, poderá relatar as suas impressões sobre elas. Se já usou outra aplicação poderá comparar e ajudar para os amigos e parentes a também fazer a sua escolha.

Também lembro que, por serem aplicações livres, poderá baixar e redistribuir, ou seja, se gostou poderá dar cópias do programa para outras pessoas, instalar em varias maquinas e tudo mais. O melhor, sem custo algum. Vamos a elas.

Utilitários

Compactador / Descompactador de Arquivos – 7-Zip:
Arquivos zip, rar, tar, não importa, muitas vezes precisamos de uma aplicação para descompactar ou compactar arquivos, seja para fazer uma backup, seja para enviar aos amigos, um programa desses é sempre uma mão na roda, em diversas situações.
Neste mundo temos aplicações famosas, como o WinZIP e o WinRAR, contudo ambas as opções tem seu preço, seja financeiramente falando ou na requisito compactação. Neste ponto que entra minha indicação, o 7-Zip.
Ele é um software relativamente famoso, ganhador de prêmios devido aos seus ganhos em compactação, seja no formato nativo, o 7z ou até mesmo no formato criado por seus concorrentes, como o zip. Também tem a vantagem de ser multi-plataforma (se bem que os outros também são) e ser totalmente gratuito. Vale a pena experimentar, até porque, ninguém merece o utilitários embutido do Windows.

Gravação de CD/DVD – InfraRecorder:
Que Nero que nada, nem de Império Romano eu gosto. A verdade é que gosto do K3B do Linux, mas não tem versão dele para Windows ainda. Comecei a pesquisar e acabei encontrando esta aplicação que se mostrou bem satisfatória. Conta com as principais funções dos outros gravadores e tem a função Express, onde as principais tarefas são agrupadas de forma fácil. No modo normal poderá criar seus projetos, preparar suas imagens e tudo mais que esse tipo de aplicação faz, ou seja, ele não fica devendo nada aos “primos ricos” dele.
Achei muito simples de operar, até mais que o Nero, que de tanto botão, as vezes, acaba mais atrapalhando que ajudando.

Gerenciador de arquivos FTP/SFTP/SSH – WinSCP:
Este é a indicação do amigo Beco, na realidade ele fez 3 indicações, uma delas, o 7-Zip, já fazia parte da minha lista, também havia o Putty, mas vendo esta aplicação resolvi trocar, já retirei o Putty e coloquei este para até mesmo eu testar.
Este programa é indicado para quem tem de transferir arquivos para servidores FTP, inclusive de forma segura, afinal conta com suporte ao SFTP (Secure FTP), também é indicado para quem precisa se conectar a um servidor remoto, seja na sua rede ou externamente, que tenha habilitado um servidor SSH.
São poucos que usam este tipo de aplicação, ainda mais em um desktop tipico, mas se é um usuário como eu, que gosta de estar sempre “fuçando” em tudo e aprendendo é muito bom, vai me servir para brincar de redes aqui em casa, afinal, porque acham que fiquei empolgado com o presente do amigo Carlos Morimoto? Com dois computadores, metros de cabos e um hub já dá para brincar bastante aqui, e detalhe, já tenho tudo em mãos.

Desenvolvimento Web

Editor HTML – KompoZer:
Tudo bem, exagerei um pouco na categoria, mas não achei outro nome para enquadrar esta e a próxima indicação, então fica esta mesmo.
O KompoZer é um editor visual de HTML para a criação de sites, paginas e arquivos em geral que pode ser acessados via navegador web. Ele é um descendente do antigo Composer da suite Mozilla, que por sua vez já era inspirado no editor de HTML do antigo Netscape. Contudo ele não foi criado a partir do Composer, mas sim do NVU, que chegou a ficar famoso na plataforma Linux devido ao seu desenvolvimento ser patrocinado pela empresa criadora da distribuição Lindows, que pode motivos jurídicos (a Microsoft ameaçou processar) trocou de nome. O NVU poderia ser indicado também, mas como teve o desenvolvimento parado, o melhor mesmo é passar a usar este, que além de correções de bugs presentes no seu “pai”, também teve algumas adições interessantes, como um editor de CSS, novas extensões e melhorias em geral.

Servidor web Apache, MySQL e PHP – Wampserver:
Escrever um blog é fácil, o difícil mesmo é administrar, geralmente temos de fazer mais que alterações cosméticas, temos de por a mão na massa, nessas horas não podemos arriscar nossa instalação, muito embora, as vezes, eu mesmo faça isso, acabo testando coisas online, aqui mesmo neste blog. Mas o modo correto de se fazer testes, desenvolver as coisas é tento instalado um servidor web em sua maquina, na plataforma Linux é muito fácil, geralmente o instalador já oferece tudo pronto para você, outras distribuições basta uns cliques e terá tudo instalado, já no Windows a instalação do Apache, PHP e MySQL pode demandar uma pouco mais de trabalho.
Pensando nisso, vários grupos criaram aplicações que já fazem quase todo o trabalho pesado, agrupam em um programa tudo aquilo que precisamos, pois além dos servidores também já vem incluído o PHPMyAdmin, assim poderá administrar tranquilamente seus banco de dados.

Jogos 3D

Depois de trabalhar, tem de se divertir, então vou relacionar aqui alguns jogos já conhecidos no Linux, mas que também tem versão para Windows.
De pouco adiantaria eu indicar famosos, afinal nem jogador eu sou, mas esses já falei por aqui, fizeram parte de uma postagem sobre games 3D para Linux, então não custa nada adicionar aqui, mas pensando bem, na realidade, não custam nada mesmo, só seu download, afinal são gratuitos, vamos a eles (cliquem nas imagens para ampliar).

Tremulous:
Imagine uma mistura de CS com Warcraft, ou seja, um jogo de tiro em primeira pessoa, mas que ao mesmo tempo você tenha de usar de estrategia, fazer construções, buscar recursos. Esta é a proposta deste jogo online, além disso tem a intenção de ser leve, mesmo com gráficos bem interessantes.
Chegam a dizer até que é possível jogar usando uma conexão discada, infelizmente ainda não tentei, não tive tempo, mas está na minha lista de coisas a fazer.

Tremulous

Alien Arena 2008:
Está é a nova versão do Alien Arena, um FPS clássico, com muitos tiros e mortes para todo o lado. Este é um lançamento recente, de março deste ano, mas aparenta ter apenas melhorado, afinal ele já tinha funções interessantes, agora, além das correções de praxe, também tem novos 16 mapas. Também prometem que esta versão está mais leve e fluida, dando uma melhor jogabilidade e aumentado a experiencia de jogar. As promessas são boas, mas ainda preciso testar para poder falar mais.

Alien Arena 2007

TORCS - The Open Racing Car Simulator:
Para que não digam que eu só indiquei jogos de tiro aqui vai um simulador de carros bem interessante. O TORCS já é figura carimbada, já é desenvolvido a mais de 10 anos (completou este ano) e sempre tem novidades em seu site, desde carros novos até mesmo “enduros” usando o jogo. Mesmo eu, que nunca fui muito chegado no estilo, gosto de brincar com os carrinhos as vezes. Verdade que no computador antigo não tive chances, mas antes dele tinha um outro possante aqui, naquele dava para brincar bastante, era diversão garantida, que agora posso resgatar.

TORCS - The Open Racing Car Simulator

Bem gente, está ai minha pequena lista. Sim, pequena mesmo, afinal poderia indicar muitas outras aplicações, para as mais diversas funções, mas resolvi colocar apenas aquelas que irei usar de alguma forma, até por isso apenas uma de cada tipo.

Ressalto também que que o objetivo não foi só mostrar aplicativos gratuitos, tentei colocar um “plus”, ou seja, que além de gratuitos também fossem livres, verdade que nem sempre podemos nos dar a este luxo, algumas aplicações proprietárias tornam-se normas em nosso dia a dia, mas sempre que dá para valorizar o open source fazemos isso, afinal muitos dos programadores envolvidos o fazem por prazer, então não custa nada dar uma força, usando, avaliando e, se possível, ajudando de alguma forma.

Como no artigo anterior, a caixa de comentários está aberta para sugestões de programas, quanto mais detalhes melhor, assim, quem sabe, não pode servir até mesmo de base para uma futura postagem abordando outros softwares. Também convido aqueles que já usaram algum dos softwares a se manifestar, deixem suas impressões sobre eles, facilitando assim para quem busca informações sobre os mesmos, quem sabe pinta até uma dica interessante de uso para mim.

Tags: , , ,

Itens relacionados

Gostou? Adicione aos agregadores:

Adicionar ao Rec6 Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs Adicionar ao Google Adicionar ao Digg Adicionar ao Linkk Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Dihitt Adicionar ao Ueba Adicionar ao Digago Adicionar ao Linkto Adicionar ao WebSapiens Adicionar ao Technorati






MaxRaven • Em 21 Abril, 2008 • Categoria: Análises
Você pode acompanhar os comentários por feed RSS 2.0
Email para o autor | Outro site/blog do autor |

5 Comentários para “Programas livres e gratuitos para seu Windows (parte 2)”

  1. Conferi as duas listas… tem mais não ??? :D
    Você está economizando meu trabalho… teria que fazer essa pesquisa para um evento de SL (Install Fest) onde vamos instalar linux em máquinas, além de outros softwares livres (open’s) gratuitamente, terá palestra, mini-cursos e outros atividades (acho que até sobre blogs). Além de uma banda de musica pra animar :P
    Valeu pela força (sem saber) :D

  2. + avg, spybot, ccleaner, …

  3. O WinSCP serve como cliente FTP/SFTP/SCP. Contudo, ao contrário do que eu havia dito, ele depende do PuTTY instalado para abrir um terminal SSH (menu “Commands > Open in PuTTY”).

    Descuple a indicação erronea de ser um cliente SSH! O bom e velho PuTTY ainda é o cara para isso.

    O WinSCP é muito bom para configrar servidores. Navegando pelas pastas através dele, para você editar um arquivo de configuração basta abri-lo com o editor embutido do programa e ao salvar ele automaticamente atualiza no servidor. Tudo “gráfico”, usando o mouse. Mantendo a janelinha do PuTTY aberta, depois de você editar o httpd.conf (ou outro qualquer), maximize o PuTTY e teste: service httpd restart (Red Hat e derivados)…. muito prático.

  4. @eug
    A intenção é passar apenas programas gratuitos e livres, verdade que não levei a risca esta segunda, mas por exemplo, como já tinha falado do Moon Secure, que é GPL, deixei o AVG de lado, até pq não dá para ter 2 AV na maquina :D
    Até olhei a licença do SpyBot, mas ele não permite ver o fonte, nem alterar nem nada, então deixei para lá, até pq, se fosse para listar freeware era mais fácil mandar entrar no superdownloads, baixaki, etc…

    @Beco
    E vc só me fala isso agora, já baixei hehehe
    Mas falando serio agora. Eu gosto do putty, sempre me dei bem com ele. Trabalhava num local onde só tinha maquinas win, mas eu administrava remotamente um server Red Hat, usava ele e um servidor X miniatura para fazer coisas via modo gráfico no server hehhee, olha que a preguiça não faz com o cara.
    O legal que eu abria o Mozilla (não tinha firefox ainda, ainda estava no beto do firebird), contudo ainda prefiro usar o SSH via linux mesmo, não sei, acho mais pratico.

    @Fran
    Avisa ai quando vai ser este evento, vamos divulgar :D
    Posso colocar aqui e nos fóruns que participo, só passar os detalhes.
    Vou ficar de olha pela net, assim que encontrar outros legais posto aqui, mas logo acaba a festa, assim que o Mandriva chegar o Win vai pedir para sair daqui :P

  5. rs rsrs :D
    É mesmo hein… pede pra sair!!! kkkk
    Caro, o evento será em Maio (lá para o dia 25). Quando tiver confirmado as datas e os detalhes te escrevo.

    Abraço!

Deixe seu comentário.